A
autora sugere que a perda de especificidade do processo de alfabetização é um dos fatores que pode
explicar esta atual modalidade de fracasso escolar em alfabetização. Sendo que
antes este fracasso apresentava-se apenas no interior das escolas através das
repetências, evasão e reprovaçao agora se apresentam nas avaliações nacionais e
ate internacionais. Pode-se apontar várias causas para essa
perda de especificidade do processo de alfabetização como a limitação de
natureza pedagógica, reorganização do tempo escolar com o sistema de ciclos, principio
de progressão continuada, é uma diluição de metas e objetivos a serem atingidos
ao longo do processo de escolarização.
Os
métodos tradicionais de alfabetização são negados por uma visão interacionista
afirmando que a aprendizagem se dá por uma progressiva construção do
conhecimento, na relação da criança com o objeto língua escrita.
O
texto possibilita o entendimento de que talvez se possa dizer que para a
prática da alfabetização tinha-se, anteriormente, um método e nenhuma teoria,
com a mudança de concepção sobre o processo de aprendizagem da língua escrita
passou a ter uma teoria e nenhum método. As crianças estão sendo letradas na escola e não
estão sendo alfabetizadas, devendo retornar a alfabetização como processo
autônomo, independente do letramento. Devendo ser considerado uma reinvenção da
alfabetização, uma recuperação de uma faceta fundamental o processo ensino e
aprendizagem. Pretende
o texto mostrar para o leitor a não dissociabilidade entre alfabetização e
letramento, pois a entrada da criança no mundo da escrita ocorre
simultaneamente por esses dois processos, aquisição da escrita sendo a
alfabetização e desenvolvimento de habilidades em atividade de leitura e
escrita, o letramento.
A concepção atual de alfabetização e
letramento são processos simultâneos, o que talvez ate permite optar por um ou
outro termo, como citado no texto sugere Emilia Ferreiro, rejeitando o argumento
que a alfabetização estaria compreendida ao conceito de letramento, ou
vice-versa.
Após
a leitura, é possível concluir que a distinção entre alfabetização e letramento
constitui uma das causas do fracasso em alfabetização o que hoje ainda se
verifica nas escolas brasileiras, e que a reinvenção da alfabetização revela-se
necessária, sem se tornar perigosa. Sendo também necessário rever os quadros
referenciais e os processos de ensino que tem predominado em nossas salas de
aula.
-Soares, magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
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